Normalmente nos setores de impressão de várias empresas, são utilizados inúmeros cartuchos de tintas, porém, você sabe como fazer o descarte de toners cartuchos corretamente?

Sabemos que os cartuchos e toners tem um potencial nocivo se descartado de maneira incorreta ao meio ambiente, por isso, é necessário que esse material seja descartado no local apropriado. 

Conheça as políticas de descarte dos fabricantes

Primeiramente é muito importante você conhecer a política de descartes das fabricantes deste tipo de material. Algumas delas, possuem uma política de descarte de toners e cartuchos de maneira correta. Portanto, procure sempre se informar sobre os fabricantes que possuem essa política, como HP, Samsung, entre outras. 

Reúna uma boa quantidade 

Outra importante dica é reunir uma boa quantidade de materiais antes do seu descarte, pois algumas empresas de descarte necessitam de uma quantidade mínima para o recolhimento.

Dica: busque reunir ao menos 5 unidades antes do descarte, que é o mais indicado. 

Embale os materiais de forma segura 

Como terceira dica, temos a embalagem correta para descartar esses tipos de materiais. É muito importante estarem embalados em plástico bolha ou folhas de jornal, isso possibilita maior segurança e evita vazamentos de tintas ou substâncias que possam ser nocivas ao  meio ambiente, o que  é essencial.

Lixeira Correta

Por se tratar de descarte de toners e cartuchos, que são materiais que possuem uma concentração grande de plástico. Procure descartar sempre na lixeira de cor vermelha. 

Empresas de coletas de materiais 

Em último, temos a dica de ficar sempre atento sobre empresas que fazem esse tipo de coleta consciente. 

O descarte de toners e cartuchos, pode ser muito nocivo ao meio ambiente, e essas empresas se encarregam de fazer o descarte de maneira consciente e apropriada. 

Sendo assim, é possível também entrar em contato com a prefeitura de sua cidade e solicitar mais informações sobre empresas parceiras.